terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Partilha, final do ano letivo...


Esse ano conseguimos compartilhar as igualdades com alegria, mas também a respeitar e celebrar as diferenças inerentes dos seres humanos, que tornam cada um de nós único e insubstituível. Questionamos o senso comum, diariamente: das tradições, superstições e ideias mais tenazes aos preconceitos mais arraigados, estando a se levantar contra as incoerências e injustiças. Criamos ideias próprias, lógicas, saudáveis, coerentes, atentos e abertos a discordarem de nós, valorizando a discussão, e não o conflito. Aplicamos a racionalidade, a faculdade que mais lhe diferencia dos demais animais, para tomar atitudes e posições mais sensatas, e não aquelas baseadas única e exclusivamente em dogmas e premissas imutáveis. Aprendemos a conviver, respeitamos não somente o próximo, mas a Natureza, pois dela viemos e a ela retornaremos.
Antes de sair pedindo por vida nova, prometa a si mesmo mudanças para melhorar o mundo em que vivemos e busque a convivência pacífica entre os seres, humanos ou não. No ano de 2012 em que realizamos algo que nos deu prazer ou em que compartilhamos momentos com quem amamos. Foi muito bom!
Portanto, neste Natal, não importa no que você acredita, acredite em ligar para aquele velho amigo; acredite na cooperação por um futuro melhor; acredite no amor em qualquer uma de suas formas. E acredite na liberdade de acreditar, porque somente tendo livre acesso a qualquer tipo de crença é que você terá a oportunidade de escolher, dentre todas as possíveis, aquelas que trarão soluções para sua vida e a vida de seus semelhantes - pazes e amores, e que sejam os melhores possíveis.

Culto Ecumênico




 
Culto Ecumênico

        É tempo de reflexão. Vivemos os últimos dias de um ciclo na expectativa de um novo ano, que desejamos ser melhor que este que fica para trás e não
voltará jamais. Brota o desejo íntimo de realizarmos o que não conseguimos no ano que chega ao seu final. De não cometermos os mesmos erros que nos impediram de evoluir ainda mais em direção à felicidade. De rever objetivos não atingidos, e de planejar com maturidade e inteligência novas metas.

Estamos a anos luz distante da capacidade e da virtude dos autores do texto que transcrevo aqui, com intuíto de prestar uma singela homenagem e agradecer aos alunos, pais, professores da EMAG  e leitores do conteúdo deste espaço. Mas não tão longe assim, que não possa revelar meu desejo de continuar compartilhando minhas experiências, registrar os eventos escolares influem em nossas vidas, e dividir as coisas boas que haverão de acontecer no decorrer do ano novo que está prestes a começar. 
     Do evoluir com tolerância, através do trabalho e dedicação. Da valorização de atitudes e posições sensatas diante de dogmas e premissas imutáveis. Do bom debate, e não do conflito. Da prática de virtudes. E de que "a vida tem o significado que você mesmo dá a Ela". E ponto.

Um grande abraço a todos,  e um ano novo pleno de realizações. Esperamos continuar sendo merecedores da atenção e da amizade de todos.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012


"Meus amigos são todos assim: metade loucura, outra metade santidade. Escolho-os não pela pele, mas pela pupila, que tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta. Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos, nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice. Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto, e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou, pois vendo-os loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a normalidade é uma ilusão imbecil e estéril"
Fernando Pessoa

  Confiram as fotos do passeio do EJA  ao Rodízio de Pizza:




 

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Festa  do dia  criança EMAG- 2012


O Mago


Quando crianças, nós não conhecemos limites. Num curto período de tempo, aprendemos a falar sem nunca antes termos falado coisa alguma. Aprendemos a andar com nossos membros frágeis para explorar o mundo sem nunca antes termos dado um um passo sequer. Aprendemos a observar, a reconhecer, a alegrarmo-nos, a sofrer, e continuarmos nossas experiências de explorações e descobertas.
Quando crianças, conseguimos tudo isso, sim, por que temos o apoio de todos que nos cercam, mas principalmente por que em nenhum momento nós pensamos que não somos capazes.
É como se movesse dentro de nós o Espírito do Mago, que conhece e domina todos os aspectos do mundo. O Mago sabe que tudo lhe é possível, por que tudo provém apenas de sua vontade. Assim, o Mago apenas deseja, quer, tenta e, irremediavelmente, consegue. Somos todos Magos quando crianças, mas aos poucos vamos perdendo nossa magia, entregando-a ao acaso toda vez que duvidamos de nós mesmos.
Então é preciso notar que para realizar maior parte da coisas que desejamos, precisamos recuperar a magia da infância, precisamos recuperar o Mago que há dentro de nós, e fazer valer a crença de que confiando exclusivamente em nós mesmos, podemos ultrapassar qualquer fronteira!

Augusto Branco

   A festa em comemoração ao dia das crianças esteve muito divertida confiram as fotos:

 









 

 

 

 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Neste dia 15 de outubro desejamos um  Feliz   Dia dos Professores a todos os educadores!

Parabéns especial para a equipe pedagógica da EMAG!!!

 

 

 





sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pequeno Empreendedor

-->

 Boa Tarde!


      Nesta terça – feira dia 24-09-2012 ,aconteceu em nossa cidade a Feira da Cultura  Empreendedora, na qual, todas escolas da rede municipal de ensino participaram e entre estas escolas, não poderia faltar a nossa querida EMAG. Nossa Escola utilizou diversos materiais como: Produtos recicláveis, Tecidos e Tintas, os alunos trabalharam muito e exibiram seus lindos trabalhos durante a feira.

       Nossa Escola também teve a honra de participar da abertura do evento, prestigiando a todos com a apresentação dos alunos do 4 ano, que transformaram latinhas em instrumentos musicais, e deram um show cantando e tocando o hino de Itabira.

 Confiram as fotos do evento:










 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Educação Física na Escola

Educação Física na Escola


       David Gallahue, doutor em Desenvolvimento Humano e Educação Especial, fala sobre a importância da disciplina nas escolas. Muita gente acredita, ainda hoje, que as aulas de Educação Física Escolar são apenas um momento de lazer e desconcentração nas escolas. E, por isso, não se dá a devida importância a essa que é uma disciplina essencial no currículo escolar, já que é responsável pelo desenvolvimento motor das crianças. Além disso, o exercício físico ainda é capaz de combater diversas doenças relacionadas ao sedentarismo, como obesidade, diabetes e problemas cardíacos. Deve, portanto, ser praticado sempre - na escola e em casa.   
       É isso o que diz o doutor em Desenvolvimento Humano e Educação Especial David Gallahue em suas palestras sobre a importância das aulas de Educação Física. "O desenvolvimento motor é parte de todo o comportamento humano. O desenvolvimento cognitivo, o desenvolvimento afetivo e o desenvolvimento motor estão relacionados", afirma o especialista, que é professor da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos









sexta-feira, 14 de setembro de 2012

LER É TUDO DE BOM!!


Viajar pela leitura


Viajar pela leitura
sem rumo, sem intenção.
Só para viver a aventura
que é ter um livro nas mãos.
É uma pena que só saiba disso
quem gosta de ler.
Experimente!
Assim sem compromisso,
você vai me entender.
Mergulhe de cabeça
na imaginação!
 
 
    Nós, da Escola Municipal "Américo Giannetti" entendemos que a leitura é um hábito.Um hábito que liberta a mente levando o leitor a mundos desconhecidos e ao conhecimento infinito pois, a leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo.






 

 

Ideb de Itabira é tema de matéria da Veja

   
Cidade aumentou desempenho no Ideb em 50% no período de 4 anos, a revista  Veja,  aponta que Itabira foi a cidade que registrou o maior crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em todo o Brasil. O índice saltou de 3,4 para 5,1, o que corresponde a um incremento de 50%.

O bom desempenho da educação em Itabira foi registrado em artigo do economista Gustavo Ioschpe, que conseguiu cruzar os dados do Ideb e estabelecer um ranking nacional, com base no período de 2007 a 2011. O economista listou os 10 municípios com maior índice de crescimento nesses quatro anos, os 10 com pior desempenho, além dos 10 maiores Idebs em nível nacional e os 10 piores.

O cruzamento de dados levou em conta apenas os municípios com mais de 100 mil habitantes e o período analisado corresponde ao primeiro ano de publicação do Ideb e o mais recente, 2011, cujos resultados foram divulgados pelo Ministério da Educação na semana passada.

Gustavo Ioschpe não teve qualquer intenção de elogiar Itabira ou mesmo o prefeito João Izael Querino Coelho (PR). O artigo, de três páginas, na verdade, cita o município apenas uma única vez, e assim mesmo só em gráfico. Mas, exatamente por ser uma criteriosa comparação de dados, e feita por um articulista absolutamente insuspeito, acaba ressaltando o bom desempenho obtido por João Izael na área de educação, e também o governo estadual, nos últimos quatro anos.

No texto, que tem o título de “O suicídio assistido das universidades federais e o boletim colorido da educação básica”, o economista, aliás, faz contundente crítica às cotas raciais nas universidades  federais brasileiras e ainda bate pesado no mau desempenho da educação básica no país, de modo geral.

É nesse cenário que a citação de Itabira como primeira no país em melhoria, com taxa de crescimento de 50%, ganha força de elogio. A linguagem do artigo é áspera. Tanto que o economista adverte: “Políticos só atacarão o problema da educação com o devido empenho quando o mau resultado lhes custar votos”.

O Ideb, afirma Ricardo Ioschpe, “pode ser um instrumento valioso nesse processo, porque pela primeira vez temos uma série histórica que permite avaliar o desempenho de redes municipais em um mandato inteiro de prefeitos, justamente em ano eleitoral”.

Melhor que a encomenda

O ranking publicado pela revista Veja apresenta apenas três cidades mineiras entre as 10 que registraram maior crescimento no Ideb, de 2007 a 2011. Itabira está no topo de lista, seguida por Patos de Minas, com crescimento de 45%, passando de 3,8 (em 2007) para 5,5 (em 2011) e Belo Horizonte, em 10º lugar, com um crescimento de 32%, correspondente ao incremento de 3,4 (em 2007) para 4,5 (no ano passado).

A comparação com a tabela “Redes municipais com maior Ideb”, resulta na constatação de que se tivesse obtido apenas 0,2 pontos a mais, Itabira estaria entre as 10 de maior nota no país. A listagem é encabeçada por Salto (SP), com 5,7, e tem Bento Gonçalves (RS) e Conselheiro Lafaiete, ambas com 5,3, em décimo lugar.

Com informações: Diário de Itabira
 
 
 

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Olá Pessoal!


    Esta semana em nossa escola as professoras arrasaram,e proporcionaram aulas divertidíssimas e super interessantes para seus alunos, confiram as fotos das aulas.

 Professoras Síndia  e Marilene: Turminha do 4ªano







Lourdes Gonsalves: Turma do EJA



Nilse: Turminha do 1° Período

Preparando a horta para o Projeto de Empreendedorismo